terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Banksy












Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Bristol, Inglaterra e por várias outras cidades do mundo.

Iniciou aos 14 anos, foi expulso da escola e preso por pequenos delitos

Não se sabe sua identidade, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor".

Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas com musicas mixadas por ele em lojas de Londres, Dentro da capa  do álbum ele escreveu várias mensagens, como na foto acima onde diz: “Cada CD que você compra, me coloca mais longe da sua liga”, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.No início do ano passado a famosa Sotheby de Londres vendeu um quadro de Banksy por 80.000 euros, ele e conhecido também por expor, sem autorização suas pinturas iconoclásticas em grandes Salas como o Louvre, Tate Modern, New Yorkr Museum, Museum of Modern Art, Metropolitan Museum of Art, Mrooklyn Museum.

Ele escreveu livros anonimamente obras como o famoso Banging your head against a brick wall, Existencilism, Cut it out e Wall and Piece, esse último um resumo dos outros três, um quadro de Banksy  teria sido comprado por Angelina Jolie por 226.000 dólares. Ele mostra quatro pessoas de uma família almoçando embaixo de um guarda sol em cima de uma esteira quadriculada sendo observada por 15 africanos famintos.

No último janeiro, uma parede grafitada por ele fora vendida a 400 mil dólares e, meses depois, duas peças menores seriam avaliadas em 50 mil libras cada uma e postas em leilão junto com fotografias do Elthon John e Faye Danaway; desde o ano passado, pedaços de rua grafitados têm sido arrancados e vendidos no e-Bay a 20 mil libras, isso me faz pensar na crescente atenção e importância dada as intervenções urbanas e como isso se reflete no cotidiano de uma metrópole, um clima inspirador criado por esse movimento artístico urbano. As intervenções urbanas são agora parte da chamada arte contemporânea pelo refinamento dos objetivos, referências das gravuras e complexidade das mesmas; são instalações artísticas à céu aberto que hoje dialogam com o publico numa  aversão ao mundo das grandes obras e dos grandes artistas plástico mundialmente conhecidos, que vivem numa disputa infinita por espaço e reconhecimento nas grandes galerias de arte.

Banksy é hoje um ícone desse movimento que transportou as ruas para dentro das renomadas galerias de arte e Sua obra possue um excelente conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos Políticos e consumista do mundo moderno.

Ele faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica...   

 

Por: Mossad

Fotos: arquivo pessoal

3 comentários:

Andrea Guim disse...

Olá, Wellington!!!
Obrigada por acompanhar o BLOG'ARTE!

Rachel Souza disse...

Bansky! tenho inveja dele...rs

Paulo Tamburro disse...

É verdade! Gente assim, ainda existe.

Também poderia ser:Gente assim, ainda existe? É verdade!

Existem sempre maneiras diferentes para descrevermos pessoas diferentes.