quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Rio 3D"



Ontem fui assistir a tão comentada produção Rio, o longa de animação em 3D que se passa no Rio de janeiro. Como era de se esperar o filme foi muito bem produzido, com animações fantásticas muitas cores e alguns diálogos bem humorados.
Ai veio à péssima argumentação da trama. Blu e uma Arara Azul que e capturada bem pequenininha em plena selva, no coração do Rio de Janeiro e vai para em Minnesota - EUA. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Ornitólogo), entra na vida de ambos. Ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade a ultima fêmea da espécie. E uma mistura de Corcovado com Praia de Botafogo, Selva, Pão de Açúcar Favela e a neve de Minnesota. Sei lá ficou meio confuso e achei o roteiro muito fraco. Talvez as crianças tenham assimilado melhor.
Toca o braço, bom eles (As Araras) são capturados por bandidos que vivem em uma favela do Rio e usam um menino e uma Calopsita de circo para invadir o viveiro do Ornitólogo e capturar os pássaros, que serão vendidos para um comprador estrangeiro e claro. Isso tudo ocorre em pleno carnaval e copa do mundo, e isso mesmo tudo junto com direito a mulata, jogo do Brasil x Argentina,pessoas pulando carnaval em cima de carros nas ruas e desfile de escola de samba.
Então Eles conseguem escapar. Mais a Calopsita que e uma espécie de gangster americano malvado, obriga através da força, micos cariocas batedores de carteira de turista a procurarem as Araras pela cidade. Qualquer semelhança não é mera coincidência, lembram-se do polemico episódio dos Simpsons? Em que a família visita o Brasil especificamente o Rio de Janeiro para procurar um menino órfão, que a Liza ajudava a distância. E o Homer Simpson é assaltado por criancinhas. Pelo menos eles trocaram as criancinhas pelos miquinhos mais brincadeiras a parte, para mim ficou bem claro as referências pejorativas ao Brasil e a demonstração clara de que ou estrangeiros não entendem nada sobre o nosso país ou realmente tem a intenção de nos ridicularizar.
Seria realmente necessária a imagem de contrabandistas em favela, criança no crime, as pessoas esquecendo tudo por causa do carnaval e do futebol? O próprio Ornitólogo encontra sua dentista com roupa minúscula sambando em plena orla carioca. Eu sei, eu sei e um filme para criança, mais tirando as Araras, não da uma sensação de que e sempre a mesma história contada de uma forma mais animada ou bem produzida sem nenhuma preocupação com o roteiro e pior com a plena intenção de nos expor ao ridículo?

3 comentários:

Unknown disse...

Ummm, acredito que a sua visão tem lá sua realidade, e sempre veremos essa diferença de pensamento enquanto as megas produções ficarem por conta dos "estrangeiros" e não por parte total de brasileiros. Brasileiros aqueles cujo NUNCA possuem acesso a cultura, que são caricaturados de miquinhos, porém são os que detêm a verdadeira face da realidade.
É isso ai Mossad, vamo que vamo!

Unknown disse...

nossa q bom q alguém disso isso!!

carnaval , copa do mundo tudo junto misturado.... e quem disse q aqui no brasil tem esse tipo de macaquinbho q rouba? acho q é na tailândia, enfim, porque quase sempre tudo tem q parecer propaganda de guarana´com exotismos de gosto duvidoso?
O cachorro q baba demais me incomoda tb.
e precisa criança dirigindo moto na favela?

Jeff disse...

Concordo em parte.
Creio que o foco é a relação dos humanos com esses animais que estão em extinção, destacando também, entre pessoas que se aproveitam da situação pra faturar algum dinheiro,também existem pessoas que se preocupam e protegem esses animais.E isso ao meu modo de ver pega mais forte na percepção das crianças.