quarta-feira, 20 de março de 2013

Grande Angular, Tele Objetiva, Normal ou Zoom que diferença faz?


Para quem esta começando agora ou já tem um certo contato com a fotografia mais ainda não esta totalmente familiarizado com os vários tipos de lentes. Esse artigo serve tanto para possíveis fotógrafos quanto para novos videomakers.

A distância focal é, junto com a abertura do diafragma, uma das mais importantes características de uma objetiva. É a partir dela que o usuário (como fotógrafo ou profissionais que utilizem um microscópio óptico) define, por exemplo, a maior ou menor aproximação de uma imagem, ou ainda escolhe o campo de visão que deseja trabalhar.
A distância focal de uma objetiva é determinada a partir dos pontos nodais até dos focais, ou seja, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto - sensor ou filme em máquinas fotográficas e filmadoras - onde a imagem focalizada será projetada.
Quanto maior for a distância focal, menor será o angulo de visão da imagem e maior será a aproximação dos objetos focalizados.
Ao aumentarmos a distância focal, também "achatamos" a imagem, fazendo com que objetos que estejam em uma mesma linha de visão, mas distantes entre sí pareçam mais próximos.
Todas as objetivas recebem classificações como grande angular, normal e tele objetiva, e quase todas elas podem ser do tipo macro (que permite uma focalização de objetos mais próximos) ou não.



Grande Angular
São objetivas que apresentam distâncias focais menores que a diagonal da imagem projetada, tendo, portanto, um grande campo de visão. Este campo pode ser desde a ordem de 180°, como em objetivas "olho de peixe", como 60°.
Seu uso, em geral, fica limitado a fotografia e vídeo.


Isso quer dizer que a distância focal é substancialmente menor que a distância focal de uma objetiva normal para o tamanho da imagem produzido pela câmera, se ele for ditado pelas dimensões do quadro da imagem no filme, para câmeras com filme (formato de filme), ou pelas dimensões do fotosensor, para câmeras digitais
Na fotografia, as objetivas normais para um formato particular possuem uma distância focal aproximadamente igual à distância da diagonal do quadro da imagem ou do fotosensor digital. Em cinematografia, uma lente um pouco mais longa é considerada "normal".



Teleobjetivas

Estas objetivas são sistemas ópticos cujas distâncias focais são maiores que as das objetivas normais.
O número de lentes é menor e a distância entre os primeiros elementos e o plano do filme é praticamente igual à distância focal da lente.
A característica mais marcante no uso destas objetivas é a produção de imagens ampliadas e um aparente "achatamento" nos planos da imagem. Isto porque elas são produzidas para observar ou fotografar objetos numa distância mais elevada, e assim as distâncias relativas entre os objetos se tornam menores.
Justamente por buscar imagens de objetos mais distantes, a focalização é mais crítica e difícil de ser feita, exigindo muita atenção de quem a utiliza. E também tem menor profundidade de campo se comparado com a mesma abertura do diafragma de outros tipos de objetivas.
Com estas objetivas, é mais adequada a utilização do recurso de macro fotografia, pois assim pode-se manter uma distância um pouco mais elevada do objeto e ainda sim conseguir focalizar algo que tenha um tamanho reduzido. Uma utilização muito comum é feita por cirurgiões dentistas, assim como por biólogos que pretendem catalogar amostras recolhidas, pois estas lentes também permitem fotografar numa proporção de 1:1.

Teleobjetivas são por vezes quebradas em mais subtipos de teleobjetiva média: lentes que cobrem entre um campo de visão de 30° e 10° (85mm a 135mm no formato de filme 35mm), e super telefoto: lentes que cobrem entre 8° até menos de 1° de campo de visão (cerca de 300mm no formato de filme 35mm).


Fugindo um pouco da parte técnica podemos compara las aos retrovisores de um carro.
Os laterais tentam nos dar uma visão bem aberta do que está na nossa lateral, para que saibamos se tem alguém  do nosso lado ou não. Você ja reparou que tudo que você olha pelos retrovisores laterais parecem estar mais longe do que a realidade. Deve ter notado também que bem nos cantos dos retrovisores tudo parece mais distorcido. Alguns retrovisores laterais  possuem uma linha pontilhada na ponta que indica que, a partir dali, a imagem é distorcida demais para ser confiável.
É exatamente isso que as grande Angulares fazem

Já o retrovisor frontal serve para você olhar quem está vindo de trás, ele dá um “Zoom” somente na sua janela traseira (é por isso que o espelho tem o formato desta janela.) Por consequência quando você olha por ele tudo parece estar mais perto (inclusive o carro logo atrás da vaga aonde você está tentando estacionar.) Além disso não há nenhuma distorção, muito pelo contrário: tudo parece mais “plano”, menos 3d. .
Essas são as características das Tele Objetivas.


Lentes Nomais

Essas tem a característica de mostra as coisas, mais ou menos do jeito que o nosso olho vê.
De maneira geral, considera-se assim uma objetiva que possua uma distância focal praticamente igual à diagonal de um quadrado cujo lado tem tamanho semelhante ao lado maior do sensor full frame.
Estas objetivas são formadas em sua grande maioria, por cinco ou seis elementos, e a abertura máxima do diafragma, em geral, são as maiores, variando entre f/1.0 e f/2.0.






Na fotografia, uma objetiva normal para o formato 35mm é a 50mm. O campo de visão desta objetiva é da ordem de 50°.
São chamadas assim também porque a imagem projetada tem distorção perspectiva muito próxima da distorção perspectiva do olho humano.


Objetivas Zoom ou Foco Variavel

Em razão da praticidade, estas objetivas possuem características de variadas distâncias focais, porém não necessariamente de diferentes tipos, como grande-angular, normal e tele objetiva.
As objetivas zoom também são divididas em famílias, em função das distâncias focais, sendo que algumas destas objetivas apresentam o recurso de macro.
O início de sua produção se deu no ano de 1959, e no início os resultados obtidos eram muito pouco satisfatórios, o que lhe rendeu impopularidade por parte dos fotógrafos. Hoje são muito populares e com a reputação de oferecer boas imagens, sendo utilizadas em larga escala por câmeras de pequeno formato. Representam uma opção de ótima qualidade óptica e de custo financeiro ao fotógrafo, além da praticidade que oferecem.


Características da Lentes:

Grande Angulares:
Visão bem aberta (com uma lente Grande Angular você consegue fotografar muito do que está à sua volta).
Tudo parece mais longe entre si.
Os cantos ficam distorcidos.

Tele Objetivas:
Visão mais fechada (que a gente acaba chamando de “Zoom”).
Tudo parece mais pertinho entre si.
Perde-se um pouco da tridimensionalidade.

 Normais:
Exibe a imagem mais ou menos do jeito que nosso olho vê.

 Teleobjetiva Variável / Zoom:
Possuem distancia focal variada.


                    

Teste o enquadramento considerando as dicas:

PM: Lens - Normal ou Tele Objetiva

Close-up e ou Macro: Lens  -  Foco Variável/Zoom

Geral / PAM: Lens - Grande Angulares.






 Escrito por: Mossad Oliveira

    Fontes:
    Arquivo Pessoal
    Wikipédia
    Claudia Regina -  http://www.dicasdefotografia.com.br


Nenhum comentário: