quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Filminho da Semana

   Quadros Negros (Blackboards)



A jovem diretora Samira Makhmalbaf nasceu em Teerão em 1980, filha do do renomado cineasta Mohsen Makhmalbaf (de A Caminho de Kandahar). Com 7 anos, estreou-se no cinema no filme do seu pai. "O Ciclista", conhecido por aqui como
 "Gabbeh".Samira abandonou a escola aos 14 anos, para aprender cinema. 

O diretor e pai de Samira Mohsen Makhmalbaf
A diretorra Samira Makhmalbaf







Com 17, depois de ter dirigido dois vídeos, começou a filmar o seu primeiro longa "A Maçã" (1998) concebido com um documentário. 
No longa um pai fecha duas filhas em casa desde a idade de dois anos, até os vizinhos as conseguirem libertar, onze anos mais tarde. 


Cenas do Filme Blackboards
Cenas do Filme Blackboards





Já com seu segundo filme em 2000, Samira Makhmalbaf foi a mais jovem cineasta vencedora do prêmio do Júri em Cannes. "Blackboards" lançado aqui com o título "O Quadro Negro" que conta a historia de um grupo de professores que perambula pelos vilarejos devastados, com seus quadros-negros nas costas, atrás de possíveis alunos, depois de um bombardeio no Curdistão iraniano.Os professores sofrem para convencer àquelas pessoas, cuja sobrevivência é quase um privilégio, da importância de saber ler e escrever.  Mas em um ambiente Inóspito eles descobrem que sobreviver sera sua a tarefa principal.


A diretorra Samira Makhmalbaf no set de filmagem



A diretorra Samira Makhmalba
Gênero: Drama
Direção: Samira Makhmalbaf
Roteiro: Mohsen Makhmalbaf, Samira Makhmalbaf
Elenco: Ahmad Bahrami, Bahman Ghobadi, Behnaz Jafari, Karim Moradi, Mayas Rostami, Mohamad Karim Rahmati, Mohamad Moradi, Rafat Moradi, Said Mohamadi, Saman Akbari
Produção: Marco Muller
Fotografia: Ebrahim Ghafouri
Trilha Sonora: Mohammad Reza Darvishi

Nenhum comentário: